Cuidados com o Data Center do seu provedor

Compartilhe:
Quem tem um provedor sabe na prática qual a importância de um data center para manter o bom funcionamento nos mais diversos setores. Com a tecnologia da informação cada vez mais forte, todas os dados obtidos através deste recurso, são fundamentais para melhorar cada vez mais os produtos e garantir assim, clientes mais satisfeitos.A princípio, data centers têm alto custo e necessitam de manutenções com frequência. Entretanto, elas podem ser adiadas com alguns cuidados. Pensando nisso, a CCN elaborou um artigo com alguns cuidados importantes para manter seu data center com o mínimo de falhas possíveis e funcionando em sua capacidade máxima.

Tenha uma infraestrutura de qualidade

A transmissão de dados é de extrema importância para manter todo o fluxo de informações funcionando corretamente. Investir em uma infraestrutura de qualidade é essencial para que falhas não aconteçam. Sendo assim, utilize cabos de alta qualidade para otimizar a  refrigeração de equipamentos e a manutenção dos sistemas. Dessa maneira, você garante que não haverá erros na transmissão de dados.

Refrigeração

Este equipamento é sensível a variações de temperatura, portanto, é necessário garantir que não haverá superaquecimento caso ele esteja trabalhando em sua capacidade máxima. Dessa forma, você evita que ele perca o desempenho e gere falhas que podem comprometer toda a equipe.

O mais importante neste caso, é um controle rigoroso da temperatura do ambiente, com o menor consumo possível de energia.

Há diversas soluções seguras disponíveis no mercado, como por exemplo sistemas de refrigeração a água. Este tipo, além de melhorar a dissipação de calor, ainda é ecológico.

Utilize a redundância a seu favor

Uma das melhores soluções para garantir eficiência na transmissão de dados é utilizar links redundantes. Com essa prática, você sempre terá um lugar extra para ter acesso a informações. Assim, mesmo que a base de dados principal pare de funcionar, você tem opções.

Cuide do ambiente

É imprescindível manter o ambiente livre de riscos, portanto, invista em sistemas de blindagem. Com eles é possível prevenir danos em geral, interferências  eletromagnéticas e principalmente incêndios.

Um incêndio pode trazer prejuízos imensuráveis para o seu provedor. Ainda mais se tratando de um data center, onde além da perda material, ocorre a perda de informações. Sendo assim, invista em detectores de fumaça, extintores e materiais que impeçam a propagação do fogo.

Além disso, o local de instalação da máquina, deve sempre conter uma boa circulação de ar e um piso reforçado. Faça um bom planejamento para que o espaço seja utilizado da melhor maneira possível, evitando perdas de desempenho causadas por aquecimento de máquinas ou falhas estruturais. Essas medidas aliadas a um controle de acesso às informações, garantem total segurança ao seu data center.

Se você quer saber mais sobre equipamentos para provedores, clique aqui!

Gostou do artigo? Tem mais alguma dica para otimizar os recursos de um data center? Compartilhe conosco!