Power Meter: o que você precisa saber

Compartilhe:

O Power Meter é um dispositivo indispensável para provedores que utilizam redes de fibra óptica ponto-a-ponto ou ponto-multiponto. Ainda mais quando a prioridade é oferecer qualidade de conexão. Ele oferece precisão nas medidas de potência em pontos chave da rede, durantes os testes de adequação às especificações de um projeto.
Pensando nisso, a CCN elaborou um artigo com tudo o que você precisa saber sobre um Power Meter, os modelos disponíveis no mercado, as diferenças entre eles, e também, qual o ideal para você.

Modelos existentes

No mercado atual, há dois modelos de Power Meter disponíveis, o simples e o PON. A principal diferença entre eles é que o modelo simples possui somente uma entrada para a medição de uma fibra. Já o modelo PON possui duas entradas, o que permite a realização das medidas “in-line”, que são consideradas mais abrangentes.

O power meter PON é capaz de realizar todas as medidas, que são essenciais para avaliar a potência de uma ONU. Algo que o simples, por exemplo, não é capaz de fazer. É importante frisar que que uma ONU só irá emitir potência se estiver vinculada a uma OLT.
As principais vantagens de um power meter PON em relação ao comum são:
– Ele é capaz de realizar medições simultâneas em redes PON para os comprimentos de onda: 1310nm, 1490nm e 1550nm;
– Os comprimentos de onda para leitura OPM são: 850, 1300, 1310, 1490, 1550 e 1625nm (PMP 3213A);
– Medições simultâneas da potência da OLT, ONT e conversores de mídia.

Como utilizar o power meter de forma correta

Se tratando de uma rede FTTx, alguns equipamentos como um OTDR são extremamente necessários. Entretanto, possuir um Power Meter, também é um requisito básico.
Caso seja necessário escolher apenas um dos modelos, o mais indicado e completo é o PON. Mas, o ideal é investir em ambos os equipamentos. Já que a medição da potência de saída de uma ONU só é possível com um power meter PON, que dispõe de uma tecnologia mais completa.
Enquanto o modelo simples permite a medição dos seguintes parâmetros:
– Potência emitida por uma porta PON da OLT;
– Potência recebida nas portas de uma CTO.
O mais recomendado então, considerando valores, é adquirir um Power Meter PON, para medidas específicas. E também, alguns modelos simples para verificações mais básicas e que fazem parte do cotidiano de sua equipe.
E você que é provedor, e está em busca de produtos de infraestrutura e ativação para os mais diversos tipos de redes, fale com quem é referência no mercado.

A CCN possui os melhores produtos disponíveis, com preços imbatíveis e a nossa garantia exclusiva!
Quer saber mais? Entre em contato conosco!
Telefone ou Whatsapp: (35) 3471-1034.
www.ccntelecom.com.br