5 coisas que você deve saber antes de gerenciar uma equipe de TI

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Já se pegou em um momento onde aquele projeto que parecia perfeito, simplesmente deu errado? Você não conseguiu identificar se houve falha na comunicação? Ou se algum ponto no planejamento não ficou claro? Pois é, coordenar uma equipe não é uma
tarefa fácil! Para que você não se esqueça de pontos básicos, porém cruciais para obter
sucesso, selecionamos as melhores dicas de gerenciamento e otimização de trabalho para
você e seu time.

Atente-se à burocracia

Reuniões e relatórios são essenciais para o andamento do projeto, mas em excesso tornam-se
barreiras administrativas, que afetam a criatividade e motivação dos funcionários. Quando a
produção de relatórios ultrapassa 10% do tempo útil, o foco na ocupação principal é reduzido,
o que prejudica seu desenvolvimento eficaz e rápido. O mesmo acontece com reuniões
desnecessárias, uma vez que tomam tempo de várias pessoas e danificam todo o andamento do plano
de execução. Sendo assim, verifique se certas burocracias são indispensáveis para otimizar a
produção.

Invista em infraestrutura

A sua equipe pode ter os melhores especialistas, entretanto, ela não irá demonstrar sua capacidade máxima se
possuem infraestrutura limitada. Invista na segurança de informações e em maneiras fáceis de
recuperá-las, caso haja perda. Uma estratégia para manter o ambiente sempre atualizado
quanto às necessidades dos empregados, é consultar os gestores de cada setor para assim,
identificar quais áreas precisam de melhorias.

Fique de olho na concorrência

Reconhecer as carências que a empresa possui, e fazer pesquisas para supri-las, é um dos
principais passos para gerar interesse nos funcionários. Para isso, entender como outras
empresas lidam com estes problemas e utilizar as mesmas técnicas é uma boa opção. Com
estas informações em mãos, o gestor pode selecionar rotinas adequadas para atender às
demandas.

Divisão de tarefas

Para que as tarefas não sobrecarreguem a equipe, o ideal é dividi-las em pequenas partes,
estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo e possuir um grupo diversificado para que
diferentes visões desenvolvam juntas um resultado mais sólido. Além disso, definir o que é
importante e o que é urgente, é um ponto chave para um bom planejamento na divisão de
funções. É preciso unir necessidades atuais às futuras, afim de obter uma base efetiva e que
agregue valor à organização.

Estimule

Valorizar o esforço individual e ideias inovadoras, incentiva a criatividade e competitividade
saudável entre o time. Ao aderir campanhas de avaliação singular, a empresa motiva os
trabalhadores a darem o melhor de si e oportuniza a adoção de novos conceitos e estruturas
de serviços. Basta escolher o método mais adequado, e oferecer oportunidades de
desenvolvimento na carreira ou bonificações a quem se destaca. Assim,você verá a performance
crescer.
E então, está pronto para auxiliar sua equipe de TI a potencializar os resultados? Gostou das
dicas? Nos conte quais técnicas você utiliza!