A importância da estrutura interna de um provedor de internet

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A estrutura interna de um provedor de internet é o ponto determinante entre o sucesso ou o fracasso da empresa. Sendo assim, é necessário investir tempo e recursos em seu planejamento, para que assim, o crescimento seja constante. Ao determinar em qual fase um provedor se encontra, é importante adotar medidas eficazes para se estabelecer, e posteriormente avançar para a próxima. Entretanto, para que isso aconteça é necessário primeiramente que sejam feitos estudos e implementações sólidas, para garantir uma estrutura interna de alta performance.

Para que você realize essa tarefa de forma prática e eficaz, a CCN Telecom elaborou esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre a estrutura interna de um provedor.

A estrutura 

É importante salientar que a estrutura aqui abordada nem sempre será ideal para todos os portes de provedores.

Uma pequena ou micro empresa por exemplo podem não conseguir inserir em sua estrutura todos os setores abordados. Entretanto, deve-se planejar a inserção dessas áreas dentro da empresa assim que possível. Confira agora quais são esses departamentos. 

Gestão 

Esse setor é responsável por toda a empresa, administrando não só dados como também pessoas. Uma boa gestão deve ser focada reduzir custos, motivar a equipe e conseguir resultados nos prazos estipulados. Além disso, é imprescindível que o gestor explique quais são os valores e regras da empresa, além é claro de ter um comportamento exemplar. 

Recursos Humanos

O departamento de Recursos Humanos é responsável por questões que envolvem os colaboradores e suas necessidades. Além de cuidar da parte contratual e salarial dos funcionários, esse setor é a ponte de relações entre gestor e colaborador. 

Administrativo

O setor Administrativo é responsável por gerenciar e executar processos relacionados à administração do provedor e seu setor financeiro. As atividades realizadas incluem:

  • Relacionamento com os setores: Recursos Humanos e Contabilidade;
  • Planejamento tributário;
  • Contratos em geral;
  • Contas em geral;
  • Folha de pagamento;
  • Fluxo de caixa;
  • Relacionamento bancário;
  • Organização da empresa.

Comercial 

O comercial é responsável pelos segmentos de varejo e corporativos, campanhas, mídias sociais, equipe de vendas e posicionamento da marca no mercado. 

Marketing

Já o setor de Marketing produz a identidade e comunicação visuais, materiais impressos, materiais para redes sociais e promoções. É comum que os provedores terceirizem esse serviço, uma vez que há agências especializadas nessa área. 

Tecnologia da Informação

O departamento de Tecnologia da Informação cuida não só da rede operacional interna, como também da externa. Sendo assim, quem trabalha no setor contribui para planejar e manter funcionando toda a estrutura de rede do provedor. As tarefas são subdivididas entre três categorias: Gestão, Conexão e Rede de Acesso. Os processos realizados por essa equipe incluem:

  • Configuração dos servidores;
  • Manutenção de equipamentos de informática internos;
  • Instalação e execução de Sistemas de Gestão; 
  • Ativação das rotas, assim como a gestão dos equipamentos que realizam estas funções;
  • Toda a configuração, distribuição e ativação  interna é feita pela equipe de TI. Além disso, o gerenciamento de todos os dados gerados no ambiente virtual são processados e analisados por esses profissionais.

Uma vez que esse departamento é diretamente responsável pela qualidade do serviço oferecido aos assinantes, é necessário utilizar produtos de qualidade em sua rede. Invista em bons aparelhos de reparo, prevenção e diagnóstico como Máquinas de Fusão, Fontes Nobreak, OTDR’s, entre outros.

Rede

Essa equipe é responsável pelo projeto e toda a parte física da infraestrutura de rede. Nesse projeto, são definidos os materiais que a serem utilizados na implantação. Também é discutido quais são os melhores equipamentos e configurações de conexão. Além disso, toda a burocracia é responsabilidade da equipe de Backbone, ou seja, a documentação e regularizações.

Atendimento ao Cliente

O setor de Atendimento ao Cliente é parte essencial de qualquer provedor de internet. Como a experiência do cliente impacta diretamente no sucesso ou fracasso da empresa, é essencial capacitar a equipe para que o atendimento seja o melhor possível.

Dentro de um provedor, as categorias de atendimento são divididas em três: Instalação, Suporte Externo e Suporte Telefônico/Virtual. Após a instalação do serviço de internet na casa do assinante, caso ele tenha algum problema, a primeira atitude é procurar atendimento telefônico ou virtual. Caso o atendente não consiga solucionar a questão, o Suporte Externo deve ser acionado para fazer a verificação e manutenção da rede.

Se você deseja aprofundar seu conhecimento sobre atendimento ao cliente, baixe nosso e-book sobre os principais indicadores de desempenho desse setor.

 Com todas essas informações, será muito mais fácil implementar uma estrutura de alta performance, em seu provedor. Conte com a CCN Telecom para que a sua empresa seja referência no mercado, assim como nós.