Cuidados que seu provedor deve ter para garantir qualidade ao assinante

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Seu provedor está crescendo e a rede está cada vez mais sobrecarregada? Ou o desempenho em relação à velocidade e estabilidade anda insatisfatório? Manter uma conexão de qualidade a todos os clientes nesse cenário, é um dos maiores desafios dos provedores de internet. Sendo assim, a CCN Telecom preparou um artigo especial para que o seu provedor garanta qualidade ao assinantes e se seja um verdadeiro destaque entre a concorrência.

Invista em uma boa estrutura de rede

Essa dica parece óbvia, mas muitas vezes a qualidade dos equipamentos utilizados para montar uma rede afetam diretamente seu desempenho. 

Com a tecnologia cada vez mais presente no dia a dia, falhas de rede, mesmo que pequenas, podem gerar graves problemas não só para o cliente, mas também para o seu provedor. 

Ao investir em uma estrutura de rede de qualidade, o acesso aos serviços oferecidos pelo provedor é muito maior, gerando menos perdas de velocidade. Com uma rede mais acessível, se tem menor latência, erros e perda de pacotes, garantindo maior competitividade para a empresa no mercado. 

Expanda a capacidade da rede

Há muitas maneiras de aumentar a capacidade da rede sem deixar de lado sua eficiência. Ao investir em expansão, evita-se perda de velocidade,  interrupção de serviços e quaisquer outras falhas que podem causar a perda de clientes.

Comece pela otimização de equipamentos, atualizando os firmwares de todos os pontos de acesso, switches e demais equipamentos. Assim, esses aparelhos passarão a ter proteção avançada em relação às versões anteriores. Após a atualização, o próximo passo é adaptar as configurações às novas demandas da rede, a fim de manter a estabilidade da mesma. 

Para evitar perda de pacotes, mantenha os links de acesso com o máximo possível de banda livre durante o tempo.

Outra medida importante é o monitoramento constante da rede, que não só previne identificar falhas o quanto antes, como também descobrir qual ponto está diminuindo o desempenho da conexão. 

Caso sua infraestrutura não seja adaptada a uma rede constituída por fibras ópticas, é importante atualizá-la. Essa prática deve ser adotada para atrair novos clientes, uma vez que muitas pessoas possuem interesse pela tecnologia, priorizando a contratação de provedores que a oferecem. Apesar de possuir um custo inicial maior, a fibra se mostra vantajosa, uma vez que necessita de poucas manutenções. Além disso ela é capaz de transmitir uma quantidade muito maior de dados e atingir mais pessoas.

Mantenha a qualidade adquirida após a otimização

Para manter os benefícios adquiridos, é necessário adotar ciclos de atualização, uma vez que a tecnologia está em evolução constantemente. 

Sendo assim, adote um período fixo para repetir os passos citados acima, trazendo melhorias contínuas para o seu provedor. Adote também, ferramentas de gerenciamento, revisar políticas e procedimentos, além de investir na capacitação dos colaboradores. 

Assim, não só os clientes ficarão mais satisfeitos, mas também seus parceiros comerciais. Tudo isso contribui para fortalecer ainda mais a marca da sua empresa. 

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