Internet via cabo ou Wi-Fi: qual delas indicar ao cliente?

Compartilhe:

Se você é provedor de internet, provavelmente uma de suas maiores preocupações é a qualidade da conexão que chega até seus clientes. Sendo assim, é importante garantir os melhores meios de transmitir seus dados e verificar, qual o ideal para cada necessidade. Por exemplo, se ele utiliza a internet apenas para assistir vídeos em plataformas e sites como o YouTube, navega nas redes sociais ou se ele precisa de uma conexão estável, pois joga online ou faz transmissões de vídeo.
Hoje falaremos sobre dois deles, a transmissão através de cabos e através de redes Wi-Fi, suas vantagens, desvantagens e qual delas é a ideal para cada caso. Vamos lá?

Internet via cabo

Vantagens:

Segurança: este tipo de conexão, é mais segura pois para que os dados sejam hackeados, é necessário que haja uma interferência física e não uma senha como na conexão wireless;
Estabilidade: como a distribuição é feita por um meio físico, não há interferência no sinal, o que já gera maior estabilidade;
Velocidade: a internet via cabo proporciona uma velocidade mais fiel à contratada quando se trata de upload e download.
Sendo assim, ela é mais recomendada para usuários que precisam de altas taxas de transferência de dados como por exemplo ver vídeos em alta qualidade.

Desvantagens:

Custos de instalação: apesar de ser mais segura e oferecer maior velocidade, os custos com instalação são maiores;
Mobilidade: um ponto a se pensar antes de oferecer este tipo de serviço a um cliente, é a mobilidade do equipamento conectado à internet. Uma vez que ele precisará estar em um local fixo, o que pode gerar transtornos em algumas ocasiões. Além disso, na maioria das vezes é preciso fazer alterações físicas no ambiente para que a instalação deste tipo de rede seja realizada no local desejado.

Internet via Wi-Fi

Vantagens:

Acesso à internet através de dispositivos móveis com liberdade de locomoção;
Possibilidade de conexão de vários dispositivos ao mesmo tempo;
Baixo custo de implementação: já que não são necessários tantos cabos e nem muitas modificações no ambiente de instalação.

Desvantagens:

Velocidade: A rede Wi-Fi não é tão vantajosa quando se trata de velocidade e transmissão de dados. Primeiramente por interferências de sinal, atenuações por obstáculos, saturação de canais e grande número de conexões simultâneas.
Baixa segurança: a rede wireless possui baixa proteção contra invasões e roubos de informações.
Apesar de possuir algumas desvantagens, a conexão via Wi-Fi é indicada quando mais de um dispositivo utilizará internet e não há grande necessidade de altas taxas de transmissão de dados.
Com essas informações, você terá maior facilidade na hora de indicar um serviço a seus clientes. Adotando esta medida, as chances de futuras reclamações são reduzidas. Além disso, você mostra real preocupação em atender as necessidades do usuário, dando mais credibilidade ao seu provedor.

 

E então? Você tem mais alguma dica que gostaria de compartilhar conosco? Não deixe de comentar abaixo!