Big Data aplicado às Telecomunicações

Compartilhe:

Com a crescente demanda de processamento de informações, bancos de dados convencionais não possuem capacidade de lidar com os Big Datas. Isso acontece porque esse conjunto de dados não é estruturado. Sendo assim, é necessário utilizar bancos com aptidão para realizar armazenamento simultâneo a uma análise de dados massiva. Com essa ferramenta, é possível extrair informações relevantes e específicas. 

As empresas necessitam cada vez mais de soluções aplicadas ao Big Data. As informações extraídas do processamento são de extrema importância para a tomada de decisões. Nesse contexto, falaremos hoje sobre essa tecnologia aplicada às Telecomunicações. Seus benefícios, desafios e aplicações.

Big Data e a experiência do usuário

Um dos conceitos mais relevantes em relação à experiência do usuário, é a personalização. O Big Data é bastante útil nessa tarefa, uma vez que fornece acesso a informações relacionadas a padrões de comportamento e preferências. Entretanto, a quantidade de dados pode ser um problema para algumas questões como gerenciamento das informações. A boa notícia é que muitas vezes não é preciso se aprofundar na análise para obter resultados construtivos. 

Sendo assim, você pode utilizar todos esses dados para melhorar a experiência do cliente em relação aos serviços oferecidos e atendimento. O foco deve ser personalizar os serviços de acordo com as necessidades, agilizando o atendimento e resolução de problemas.

Para utilizar esses dados da melhor maneira possível afim de fazer melhorias, é interessante utilizar algoritmos avançados que analisem uma vasta quantidade de dados em tempo real. Com eles é possível prever a duração de serviços realizados, oferecer suporte em tempo real e acompanhar diversos processos internos e externos.

Utilização no ambiente corporativo

O Big Data pode ser utilizado para se ter vantagem sobre a concorrência no mercado, sendo a base para a elaboração de estratégias. 

Muitas instituições financeiras, unem informações públicas de várias fontes para assim realizar a montagem dos perfis de crédito em potencial. Diversas marcas também fazem um estudo de seus pontos de venda, cruzando dados como fluxo de pessoas e consumo de setor. Nesse contexto, o Big Data não só facilita o acesso a dados, como também aumenta o lucro das empresas. 

Desafios

Um dos maiores desafios relacionados ao Big Data é justamente o que envolve seu conceito, a quantidade massiva de dados. É importante considerar que cada vez mais essa quantidade aumentará em menos tempo, exigindo atualizações constantes e em grande escala. 

A questão é ainda mais relevante se considerarmos que o 5G, estará não só presente em smartphones e computadores, como em diversos outros ambientes. De eletrodomésticos a carros autônomos, essa tecnologia contribuirá para o cotidiano de muitas pessoas, exigindo uma segurança robusta. Com tantos avanços, será cada vez mais necessário aperfeiçoar medidas contra falhas e invasões. Além disso, deve-se também aumentar a capacidade de processamento, construindo cada vez mais progresso através da tecnologia.

E você, como acha que o Big Data pode contribuir nesses setores?