Mitos e verdades sobre a Fibra Óptica

Compartilhe:

Será que a tão famosa Fibra Óptica é realmente como você pensa? E se alguém te convenceu de algo que não é verdade a respeito desse transmissor? Não se preocupe, pois no artigo de hoje, a CCN irá te explicar quais são os mitos e verdades que cercam essa tecnologia tão importante. Confira agora quais são eles!

A Fibra Óptica é mais cara

Mito! Inicialmente, a Fibra realmente era mais cara, já que ainda não era um recurso popular. Entretanto, com o passar do tempo, e com a tecnologia se desenvolvendo, a demanda por esse material aumentou, fazendo com que seu custo fosse reduzido.
Sendo assim, o mercado atual oferece a tecnologia a um preço acessível, tornando-a vantajosa e econômica em relação a outras. Isso acontece pois uma rede composta por fibra, possui mais durabilidade e necessita de menos
manutenções, o que aumenta a economia a longo prazo.

É mais segura

Verdade! Esse tipo de cabo é mais seguro em comparação aos de cobre, pois transmite dados através da luz, gerando menor aquecimento em seu interior. Além disso, ela não sofre interferência direta de agentes ambientais, como vento, chuvas, entre outros. Isso torna a conexão mais estável e com tempo de vida útil maior.

Somente especialistas podem realizar a instalação

Mito! Quando a fibra ainda era uma novidade no mercado, poucas pessoas tinham o conhecimento necessário para implementá-las às redes corretamente. Atualmente, isso não é mais necessário, uma vez que a evolução dos sistemas de redes tornou a instalação dessa tecnologia muito mais prática.
Além disso, o material se tornou mais leve e com menor diâmetro, sendo o mais utilizado entre os profissionais hoje em dia.

A fibra é mais ecológica

Verdade! Em comparação às instalações de cobre, a fibra óptica é mais ecologicamente correta. Isso acontece pois o material que a constitui é mais abundante na natureza, além do menor gasto de energia elétrica, o que garante a
prevenção de muitos incêndios provocados por falhas elétricas.

Máxima segurança de dados

Mito! Mesmo sendo mais segura contra roubo de informações, a fibra não é inviolável. A segurança é maior, pois para que haja interceptação dos dados, é necessária uma intervenção física e direta. Além disso, como a fibra não não transmite sinais eletromagnéticos, os dados não sofrem interferências com facilidade e nem podem ser captados sem um contato direto.

Portanto, a fibra é mais segura em comparação a outros cabos, porém ainda possui vulnerabilidade.

Internet mais rápida

Verdade! Além de sofrer menos atenuações na transmissão do sinal, a fibra é conectada às redes UTP, que são compatíveis com uma conexão de até 100Mbps. Vale lembrar que esse valor pode facilmente ser ultrapassado levando em consideração o potencial da transmissão de dados através da luz.

Cabos mais frágeis

Mito! Apesar de ser composta por vidro, a fibra possui alta resistência física a pressão e temperaturas extremas. Isso ocorre pois a base de sua composição é a sílica ultrapura.

Mais uma característica que torna esse cabo mais resistente, é o seu revestimento, que possui Kevlar, ultrapassando até mesmo a resistência do aço. Incrível, não?
E você, já conhecia esses mitos e verdades sobre essa tecnologia? Compartilhe sua experiência conosco!

E para saber mais sobre como aumentar o desempenho da sua rede, clique aqui!